Perfis de Lead (SQL,MQL,PQL)


Desde que o marketing digital passou a ser trabalhado e popularizado, as concessionárias investem cada vez mais em captação de leads. Porém, é preciso levar em consideração que a geração de leads a qualquer custo ão é uma estratégia de sucesso. Para isso, é preciso planejamento e a partir desse planejamento, qualificar os leads.

Nesse texto, vamos falar um pouco sobre como a qualificação dos leads funciona e como as siglas SQL, MQL e PQL podem te ajudar a encaixar melhor as suas vendas. Boa leitura! 

 

Marketing Qualified Lead (MQL)

 

O MQL, Marketing Qualified Lead, ou Lead Qualificado pelo Marketing, são os leads que já receberam aprovação do time de marketing para que sejam repassados ao time comercial.

São aqueles leads que já estão em um estágio mais avançado na sua jornada de compra, e podem ser identificados de algumas formas diferentes, como por exemplo: os que possuem um material de fundo de funil.

Leia mais: https://blog.leadforce.com.br/conteudos-de-topo-de-funil-meio-e-fundo-de-funil/ 

Normalmente esses leads já consumiram conteúdos elaborados e já conhecem o que você está querendo dizer ou vender. Além disso, eles mesmos já conhecem os seus próprios problemas e querem resolvê-los. Estes sinais indicam que esses leads já estão mais abertos a uma abordagem do time comercial, e assim, é a hora de mostrar que você tem a solução que eles buscam.

 

 

Product Qualified Lead (PQL)

 

Já o PQL, Product Qualified Lead, ou Lead Qualificado pelo Produto, são todos aqueles leads que foram qualificados por utilizarem o produto ou serviço em questão.

Nesse caso, esse lead é exatamente o que já experimentou ou utilizou seu produto e por isso, ele já reconheceu o valor que possui. Além disso, esse lead atende ao perfil ideal da sua empresa e por isso já está pronto para comprar o seu produto. Em alguns casos, o time de vendas pode se aproximar do cliente para oferecer outra versão do seu produto. Uma versão paga ou demonstrativa, por exemplo. Mas tudo isso depois de já ter acontecido a experimentação anteriormente.

Com o PQL, você consegue mostrar o valor do seu produto na prática para conquistar os leads e assim, ser diferenciada perante os concorrentes.

Sales Qualified Lead (SQL)

Depois de passar pelas equipes de marketing e pré-vendas, o Lead vira um SQL Sales Qualified Lead, ou Lead Qualificado por Vendas. Ou seja, isso significa que o Lead possui todos os pré-requisitos para entrar no processo de venda.

Porém, nesse caso ainda é necessário que o vendedor continue em contato com o lead, pois o vendedor na hora do contato, pode perceber que o lead ainda ão está totalmente pronto para virar uma venda. Mas por outro lado, se toda a análise da equipe estiver correta, o SQL se torna uma grande oportunidade. E aí começa de fato o processo de venda.

Todas as etapas, principalmente a SQL, exigem bastante dedicação dos times envolvidos, porém é a melhor estratégia para dedicar os esforços a pessoas que realmente têm interesse em comprar o seu produto ou serviço. Assim você evita também que seus vendedores percam tempo em negociações improdutivas.

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Possuímos um time qualificado para pensar em cada etapa da captação de leads. A Lead Force é líder de mercado no segmento automotivo e vai te ajudar a pensar de forma completamente estratégica ainda. Afinal, somos uma equipe completa que pode te ajudar em todos os perfis dos seus leads.

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Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

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