Conteúdos de topo de funil/meio e fundo de funil


Se você conhece um pouco sobre o conceito de Marketing Digital, seguramente já leu essas palavras: topo, meio e fundo de funil.  Desenvolver estratégias para entender e conduzir os contatos do topo, meio e fundo do funil é importante para a eficiência do Inbound Marketing. Fazer o conteúdo é sinônimo de movimento e suporte na jornada de envolvimento das personas da sua empresa. Nesse texto, você vai conhecer essas três fases e entender como elas se relacionam diretamente com a jornada de compra do seu cliente. Boa leitura!

Topo de Funil 

Nessa etapa estão os usuários que ão conhecem as soluções para os problemas existentes no seu negócio e que por inúmeras vezes ão sabem nem que existe ali um problema para se resolver. Por isso, é importante que esses conteúdos sejam de fácil entendimento, básicos e de forma que o seu cliente entenda-os sem muitas barreiras. Deixe bem claro quais são os problemas para resolver e já mostre as soluções. Essa é a etapa com maior volume de acessos e menor conversão, então aproveite para ser bem preciso. Os formatos mais comuns são os conteúdos de blog, posts nas mídias sociais, e-books e até podcasts. Lembre-se: o mais importante é você gerar um conteúdo que eduque seu público para as próximas etapas. Assim, ele conhece o problema e vai ter vontade de buscar resolvê-lo.

Meio de Funil 

Essa é a etapa principal para captar o lead. Nesse momento ele já conhece o problema existente e é a hora de trabalhar em alternativas para solucioná-lo. Assim, ele sabe quais os leads são os mais pertinentes para ir ao fundo do funil, assim, concentrando as forças nesses leads que são qualificados.  Nessa etapa é importante parar para pensar em soluções mais estratégicas como os formatos em planilhas, e-books maiores e webinars, já pensados para a venda. Aqui já é possível determinar se vale a pena entrar em contato com o lead para fazer a venda.

Fundo do Funil 

Agora que você já soube quais são os leads qualificados, é a hora de chegar ao Fundo do Funil. Esses conteúdos precisam ser pensados mais estrategicamente ainda, pois precisam de argumentos e informações que podem ajudar o seu lead na tomada de decisão entre você ou seu concorrente. Essa etapa possui um volume bem menor de leads e por isso é necessário que você conte com o seu time de vendas para fazer a conversão do seu lead em cliente de fato.  Nessa etapa, os principais formatos são os testes gratuitos, tabelas de preços e estudos de caso. 

Conte com a Lead Force para pensar nos conteúdos

Possuímos um time qualificado para pensar em cada etapa do seu funil de vendas e focar na criação de cada conteúdo de forma estratégica. Guiar o seu cliente pelas trilhas pode ser muito fácil, desde que, você tenha uma equipe que te ajude nesse processo.  É importante lembrar que o funil muitas vezes ão funciona de forma linear. Algum lead que está no meio, pode voltar ao topo para ler algum conteúdo, por exemplo, e isso pode variar bastante. Por isso, ter uma empresa líder de mercado no segmento automotivo pode te ajudar a pensar mais estrategicamente ainda. Afinal, somos um time que vai te ajudar com as melhores estratégias para a sua concessionária. Quer conhecer mais sobre nossos serviços?  Entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para te ajudar! 
Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.