Como treinar sua equipe de vendas?


No fim do ano, as datas comemorativas chegam em peso para agitar o mercado. E uma das grandes datas desse período é a Black Friday. Por isso, pensar em um bom atendimento para esse dia é sinônimo de garantia para aumentar as chances de conversão e melhorar a reputação online e offline da sua concessionária. Para melhorar a experiência, é preciso que o cuidado com o atendimento seja feito pré, durante e pós Black Friday e todas as demais datas comemorativas seguintes. É necessário saber que os seus diferentes canais de atendimento devem estar preparados para tirar as dúvidas, resolver os problemas e auxiliar o cliente conforme ele precisar.  Por isso, separamos algumas dicas de treinamento para você acompanhar e inserir na sua concessionária neste final de ano. Boa leitura!

Identifique as necessidades

Faça um mapeamento a respeito das principais necessidades e gaps de informações que o seu time possui. Depois monte a sua estratégia. O treinamento de vendas só acontece depois que você identifica as necessidades de aprendizado do seu time. Para que esse treinamento aconteça, analise os dados do seu processo de vendas, além do desempenho dos seus colaboradores para detectar se existe algum tipo de gargalo na hora da negociação ou fechamento das vendas. Dessa forma, você já tem um norte para o seu treinamento acontecer. E aí sim, dê andamento nos próximos passos. Leia também: https://blog.leadforce.com.br/semana-do-cliente-5-praticas-para-vender-muito-nessa-data/ 

Troque informações

Um time sem informação é um time sem conhecimento. Faça reuniões de equipe semanais, tenha meios diretos de troca de informações e o mais importante: conheça o perfil dos seus colaboradores. Além de juntar todas as informações internas, busque saber mais sobre os seus clientes. Troque com os seus colaboradores, que têm contato direto com eles, essas informações. Com essa troca é possível identificar o que já está dando certo além das possíveis fraquezas que podem vir a ser melhoradas após os treinamentos.

Faça treinamentos específicos

Seu time de vendas deve conhecer de ponta a ponta o seu produto. Por isso, é preciso fazer treinamentos específicos e planejados para que a integração entre equipe e empresa seja mais clara.  Os treinamentos podem ser feitos por pessoas de fora da sua concessionária, ou ainda, por colaboradores internos que são especialistas em determinado assunto. Assim, é possível que os próprios funcionários reconheçam o valor de estar em uma empresa onde são motivados a crescer e onde seu conhecimento é valorizado. Após planejar os treinamentos, escolha de que forma eles serão feitos. Eles podem ser tanto presenciais quanto de forma online. Além de claro, pensar em palestras, webinars e dinâmicas. Planeje e escolha o que mais se encaixa com sua equipe no momento.

Tenha metas claras

De nada adianta um treinamento de vendas sem metas e objetivos claros. Com isso, o gestor consegue alocar melhor seus recursos e seus vendedores têm um norte de como trabalhar nesse período. Deixando essa etapa bem definida, você deixa definido também os possíveis resultados a médio e longo prazo. Além de deixar estabelecido os prazos e indicadores para medir o sucesso da sua ação. Leia também: https://blog.leadforce.com.br/metricas-qual-e-a-diferenca-entre-cpc-cpv-cpl-e-cpa/ 

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