Como está o fluxo do showroom da sua concessionária? 


Pandemia, guerra, alta dos juros, escassez de veículos e falta de matéria prima são fatores que com certeza afetaram o fluxo do showroom da sua concessionária.  Apesar do mercado automotivo ter passado por baixas em vendas, produção e exportação a expectativa para este ano é de crescimento no setor. 

Mas de onde vem as projeções de crescimento? Como elas podem impactar o fluxo do showroom da sua concessionária? Nós reunimos as previsões e os resultados de instituições que são referência no setor automotivo para te ajudar a entender como está o cenário e preparar seu showroom digital para receber seus clientes. 

Perspectivas para o setor automotivo 

O mês de fevereiro registrou um crescimento de 3% em relação a janeiro deste ano com as vendas de 120.000 automóveis comerciais leves, contra 116.597 do mês anterior. Mesmo com a alta, o úmero representa uma baixa em relação ao mesmo período em 2021, em que foram vendidas 158.201 unidades. Porém, para grandes instituições do segmento automotivo, a tímida recuperação permite projeções otimistas com base em capacidade de produção do setor. 

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave),por exemplo, acredita que a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados promovida pelo Governo pode favorecer o mercado automotivo. Em especial, se as marcas cujas montadoras mantiverem os preços dos produtos inalterados, de acordo com a tabela do início de fevereiro com a aplicação da redução do IPI. 

Da mesma forma, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), prevê fechar o ano de 2022, com uma produção de 2,268 milhões de carros de passeio e comerciais leves. Esse úmero é um crescimento de 9,5% se comparado aos 2,071 milhões de unidades produzidas no ano passado. Segundo a Associação, este é um úmero possível, realista e moderado e um volume baixo comparado a capacidade de produção atual da indústria que é de 4,5 milhões de unidades por ano. 

A projeção do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), é que a produção nas montadoras deve aumentar 12% e que no começo do segundo semestre deste ano, o comércio de semicondutores vai se recuperar. 

Veja mais sobre esse assunto: Confira nossa projeção do mercado automotivo de 2022 

Seu showroom digital está preparado? 

Atualmente, a  jornada de compra começa na internet e termina no espaço físico. O seu showroom digital é o cartão de visita da sua empresa, por isso, seu site deve ser capaz de atrair e converter seus leads. Aqui vão algumas dicas:

  • Garanta uma boa experiência de uso: Seus leads precisam encontrar o que eles procuram de forma fácil e rápida no seu site, independente do local onde ele está acessando. 

A otimização para dispositivos móveis deve contemplar a responsividade e rapidez do carregamento de suas páginas e um fluxo de navegação rápido e eficiente. 

  • Recepcione seus leads: Se a experiência de compra começa no seu showroom digital, garanta que seus potenciais clientes sejam bem atendidos. Aposte em ferramentas como chat-robô em seus sites e landing pages. A solução serve para captar informações e responder dúvidas pontuais sobre produtos e serviços, a qualquer hora, em qualquer lugar. 
  • Otimize seu site para os mecanismos de busca: Não adianta ter um bom showroom digital se os seus clientes ão conseguirem encontrá-lo. É necessário otimizar o SEO do seu site para melhorar o seu tráfego orgânico. Desta forma, você garante um fluxo constante de usuários, sem depender de anúncios. 

Como a Lead Force pode te ajudar?

A Lead Force é uma empresa de inteligência em Marketing Digital especializada no mercado automotivo. Nós podemos te ajudar a melhorar a sua performance online com a construção e otimização do seu site. 

Nós garantimos carregamento rápido e design responsivo. Além disso, somos a única empresa de marketing digital do setor automotivo que é Google Partner Premier. Nossos produtos são otimizados para que seu showroom digital consiga subir nas posições de indicações do Google e de outros buscadores. 

Tudo isso de forma personalizada, de acordo com as necessidades e preferências da sua concessionária. Quer ter um showroom digital que converta? Vamos conversar. 

Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.